Rota Turística - Conheça as belezas e a cultura do estado do Pará

A Confraria Harleyros do Pará começou uma rota turística, irá levar para o Brasil e mundo, onde comer e beber bem pelo estado do Pará. Levando cultura e mostrando a gastronomia internacionalmente premiada. De acordo com o estudo (Unesco), a culinária paraense chegou ao topo com 99,2% de aprovação, também reconhecida pela sua gastronomia exótica.
Venha conhecer o nosso estado, somos ricos de muitas belezas.

1º Destino - São Caetano de Odivelas
Fica a 110km da capital do estado (Belém-PA), cidade localizada na mesorregião do nordeste paraense e na microrregião do salgado. Tem uma gastronomia deliciosa, rica em mariscos, o restaurante escolhido foi o famoso "O Trapiche do Careca", fica na beira do rio, com uma vista fantástica, quem gosta de natureza, não pode deixar de conhecer. Cidade conhecida pelo seu festival do caranguejo (mês de dezembro), onde atrai milhares de turistas.
2º Destino - São Francisco do Pará

Fica a 85km da capital do estado (Belém-PA), fica localizado na microrregião nordeste do estado. Fundando a partir de uma vila chamada Vila do Anhanga que em Tupi-Guarani significa "Pedra do Diabo" se originou com a passagem da estrada de ferro Belém-Bragança, que foi muito importante para o desenvolvimento das cidades da região metropolitana de Belém e nordeste paraense. O local escolhido foi o complexo "Wood Garden", onde tem comida deliciosa, ótimo atendimento e diversas opções de lazer, como clube aquático, restaurante e são de eventos.
3º Destino - Igarapé-Açu

Fica a 115km da capital (Belém-PA). Escolhemos passar o dia no "Eco Park" - Onde podemos desfrutar da natureza e das piscinas naturais, tem uma cozinha muito comentada pelo seu tempero, música ao vivo, campo de futebol e trilha ecológica. "Igarapé-Açu" é um termo de origem tupi que significa " caminho de canoa grande", através da junção de igara (canoa), pé (caminho) e açu (Grande).
4º Destino - Ilha de Mosqueiro
A ilha de Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. De fato, Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, um braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Marajó. Apresenta área de aproximadamente 212 km² e está localizada a 70 km de distância do centro de Belém (capital). Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré. O local escolhido foi o restaurante "Jurubeba", um lugar muito bonito e agradável, onde podemos desfrutar da natureza, uma linda vista e comida deliciosa, podemos falar que tem o melhor peixe da região, cardápio rico em mariscos, não deixe de provar a sopa de caranguejo e o filhote (peixe da terra).
5º Destino - São Miguel do Guamá

São Miguel do Guamá, município localizado no nordeste do estado possui piscinas naturais e cachoeira formada por rios. Lugares excelentes para quem quer aproveitar o fim de semana com tranquilidade e com uma culinária deliciosa.
A região do nordeste do Pará é recheada de balneários e praias de mar e rio, e o município de São Miguel do Guamá, cerca de 140km de Belém, é um dos destinos mais procurados pelos turistas. Cortado por diversos rios, o município apresenta aos veranistas opções de lazer com piscinas naturais e cachoeiras, em meio a um ambiente completamente natural e preservado, uma boa escolha para quem busca a tranquilidade no final de semana.
Visitamos a "Cachoeira do Apolônio". Local banhado pelo rio Matarí é composto pela correnteza do rio que passa por uma formação rochosa, simulando tobogãs naturais, onde a criançada se diverte e os adultos descansam desfrutando da beleza natural. Tem o melhor peixe na brasa da região e um excelente atendimento.
6º Destino - Alça Viária
Alça Viária do Pará, complexo de pontes e estradas que totalizam mais de 74 km de rodovias e 4,5 km de pontes, construídas para integrar a Região Metropolitana de Belém ao interior do estado. Paramos pra tomar café no Km 51 da estrada, o local é novo, ainda não tem nome, porém tem um café simples e gostoso.
7º Destino - Santa Izabel
A história de Santa Izabel está ligada à construção da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança que ligava as cidades de Bragança e Belém (localizadas no nordeste do estado) com objetivo de fornecer produtos agrícolas à capital paraense (período de expansão da atividade gomífera).
Por esta estrada vieram muitos migrantes nordestinos cooptados para a região principalmente durante a "Batalha da Borracha" e dos projetos de "colonização agrícolas" promovidos pelo Governo Federal para colonizar a zona bragantina paraense, ocupando o corredor logístico da estrada de ferro.
O povoado surgiu com a implantação do Núcleo Colonial Nossa Senhora de Benevides em 1877, quando fora encarregado de demarcar essas terras o Cap. Valentim José Ferreira que se instalou estrategicamente na Boca da Sexta Travessa (Aratanha), (hoje um extenso bairro), dando início ao povoado -sendo portanto considerado o fundador do município.
Aguarde o próximo destino, fique ligado no nosso Instagram!